Projeto de Engenharia, entenda o porquê ele é fundamental?
O projeto de engenharia é o guia de execução de uma obra. É importante para que as necessidades do usuário sejam entendidas e transformadas na melhor solução e com menores custos. O projeto prevê e direciona como, quando e por quem as operações serão realizadas. Com o estudo do projeto de construção da obra, as previsões são mais precisas, o processo pode ser otimizado, e o bom resultado tem maior garantia.
A partir de planejamentos, cálculos e levantamentos é possível:
Evitar surpresas durante a execução; Desenvolver diferenciais competitivos; Antecipar situações desfavoráveis; Agilizar as decisões; Aumentar o controle gerencial. Em suma, os projetos são: planejados, executados e controlados. Confira abaixo cada uma dessas etapas.
Planejamento O Planejamento da obra inclui a previsão de prazo de entrega para cada uma das fases da obra, assim como seus custos.
O planejamento de obra inclui decisões a respeito dos seguintes tópicos:
Prazos; Qualidade; Segurança; Meio Ambiente. Nesta fase de desenvolvimento do empreendimento, estão envolvidos a incorporadora – responsável pela concepção, coordenação, desempenho, especificações, levantamentos de custos do produto a ser construído (podem ser construtoras, escritórios de engenharia, etc) – o proprietário do empreendimento, a gerenciadora / gestora, seguradora e os órgãos de aprovação do projeto (prefeitura, corpo de bombeiros, meio ambiente e tráfego).
O planejamento funciona como uma forma de controle de custos, prazos e atividades da obra, mas para isso se faz necessário acompanhar com atenção as ações construtivas. Com o planejamento é possível ter uma visão clara do caminho crítico e do fluxo de desembolso necessário para a condução.