• (21)97386-3348 / (21)99706-2049 / (21)2042-7593
  • Email: contatomrj@yahoo.com

Teste de Estanqueidade

TESTE DE ESTANQUEIDADE EM TUBULAÇÕES

O teste de estanqueidade em tubulações é um método utilizado para verificar se não há nenhum vazamento na superfície de contato, neste caso, as tubulações.

Para saber se está tudo certo é utilizado ar comprimido ou Nitrogênio como meio comprovação. Com a adição da pressão dentro do recipiente a avaliação das tubulações ocorre sem problemas.

Assim, através de um medidor chamado de manômetro é possível avaliar se a pressão interna sofreu alterações.

COMO O TESTE É REALIZADO?

Durante a primeira etapa são realizados os seguintes procedimentos

As válvulas dentro da área de prova devem ser ajustadas na posição aberta colocando nas extremidades livres em comunicação com a atmosfera um bujão para terminais com rosca ou um flange cego para terminais não roscados.

É preciso aguardar aproximadamente 15 minutos para estabilizar a pressão do sistema em função da temperatura e pressão atmosférica. Deve-se elevar a pressão bem devagar, em intervalos máximos de 10% da pressão.

A fonte de pressão deve ser separada da tubulação, assim que a pressão na tubulação atingir o valor desejado. É importante verificar constantemente a pressão durante o teste de estanqueidade.

Se for observada qualquer diminuição de pressão, o vazamento deve ser localizado e reparado.

Depois de finalizar o teste primário, é preciso fazer uma limpeza interior da tubulação com gás inerte.

Este processo deverá ser realizado até que o gás de saída esteja livre de óxidos e partículas existentes.

E durante o teste secundário é realizado o seguinte procedimento

Os reguladores de pressão, e as válvulas de alívio devem ser instaladas, deixando as válvulas de bloqueio na posição aberta mantendo sua extremidade livre, em comunicação com a atmosfera fechada.

Da mesma maneira que ocorre no teste primário, se houver qualquer diminuição de pressão, o vazamento deve ser localizado e reparado.

POR QUE ESSE TESTE É IMPORTANTE PARA VOCÊ?

Saber se suas tubulações estão com um vazamento de gás é uma das melhores formas de prevenir acidentes com gás em seu condomínio, pois muitas vezes o vazamento é silencioso, invisível, e quando ele se torna perceptível, pode ser tarde demais.

E, além disso, realizar o teste estanqueidade é uma exigência do corpo dos bombeiros, veja abaixo o que a lei diz sobre isso:

Norma NBR 15358 (Rede de distribuição interna para gás combustível em instalações de uso não residencial de até 400 kPa — Projeto e execução)

4.6 Inspeção Periódica

“Devem-se realizar inspeções periódicas na rede de distribuição interna. Recomenda-se que sejam realizadas em períodos máximos de cinco anos, podendo variar para menos em função de riscos decorrentes das situações construtivas, das condições ambientais (em especial àquelas sujeitas a atmosfera corrosiva) e de uso; de acordo com registros históricos. Em caso de indícios de vazamento de gás, deve ser realizada inspeção imediata da rede de distribuição interna e tomadas providências aplicáveis”.

Norma NBR 15526 (Redes de distribuição interna para gases combustíveis em instalações residenciais e comerciais — Projeto e execução)

4.6 Inspeção periódica (para estabelecimentos residenciais)

“Recomenda-se que sejam realizadas inspeções periódicas na rede de distribuição interna. Caso sejam realizadas, recomenda-se que sejam realizadas em períodos máximos de cinco anos, ou de acordo com definição da autoridade competente, podendo variar para menos em função de riscos decorrentes das situações construtivas e das condições ambientais.”