Quando se quer fazer um projeto de instalação de gás residencial é fundamental escolher um bom sistema, já que ele vai ser fundamental para o fornecimento do gás. Existem vários tipos de projetos de instalação de gás além do residencial, como comercial e industrial. Além disso, pode variar em Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) e Gás Natural (GN).
Há algumas diferenças entre um projeto de instalação de gás residencial com Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) e de Gás Natural (GN). No primeiro é o projeto de gás de cozinha tradicional, o chamado botijão de gás. Já no segundo é o projeto de gás fornecido por uma rede de distribuição encanada. Esse segundo projeto é o que tem sido mais utilizado recentemente, por ser mais moderno e muito mais seguro.
A norma para instalação de gás NBR 15358 é a responsável por estabelecer as requisitos mínimos exigidos para a instalação de interna de gás combustível de uso não residencial, como atividades comerciais ou industriais que não podem exceder a pressão de 400 kPa durante as operações. Tem que ter disponibilidade para ser abastecido por centrais de distribuição de gás e por canalização de rua.
NBR 15358 (Rede de distribuição interna para gás combustível em instalações de uso não residencial de até 400 kPa — Projeto e execução):
7.2 Instalação da tubulação
7.2.1 Condições gerais
7.2.2 Tubulações aparentes
7.2.3 Tubulações embutidas
7.2.4 Tubulações enterradas (externas a projeção horizontal da edificação)
A norma para instalação de gás NBR 15526 é responsável por estabelecer os requisitos essenciais para concretizar e executar um projeto de instalação de gases combustíveis em locais residenciais e comerciais para que não a ultrapassem a pressão de operação de 150 kPa e que tenham a possibilidade de ser abastecido por canalização de rua e por centrais de distribuição de gás. O gás é conduzido por um sistema de tubulação até seu local de destino.
NBR 15526 (Redes de distribuição interna para gases combustíveis em instalações residenciais e comerciais — Projeto e execução)
7.2 Instalação da tubulação
7.2.1 Condições gerais
7.2.2 Tubulações aparentes
7.2.3 Tubulações embutidas
7.2.4 Tubulações enterradas